14.5.05

Ponte da Barca



  Chega de descanso. Marius tinha-se deixado ficar por uns dias nesta linda terra, Viana do Castelo.

  Há que partir, rumo a outros encantos. Mas antes de partir para outras paragens marius faz uma homenagem a um grupo folclórico de grandes tradições no panorama musical português, o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, que é desde 1940, um dos mais representativos do Alto Minho e um dos melhores embaixadores da Cultura Popular Portuguesa além fronteiras. Longa vida para este Grupo.



  Embora com um rumo definido sabe bem partir ao sabor do vento. Aqui e ali, nos campos, espantalhos tentam com a sua presença espantar os pássaros, mas como diz o povo o primeiro bago é sempre para os pardais.

  Vai a Ponte da Barca. Da última vez que ali estivera estava a ser calcetada a zona fronteiriça da Igreja Matriz.



  Ponte da Barca, em pleno coração do Alto Minho deve o seu topónimo à "barca" que fazia a ligação entre as duas margens, e é a "ponte" construída em meados do séc. XV que lhe vai dar o nome de S. João de Ponte da Barca (1450).

  Da sua gastronomia há que realçar o arroz de cabidela e a sopa de leite. Quem lá for não pode esquecer de ir ao Jardim dos Poetas, um sítio onde alguns dos monumentos se harmonizam perfeitamente com o rio, tornando-se um bom local para descanso.

  Em Lindoso, marius visita o Castelo Afonsino (classificado monumento nacional), reconstruído por D. Dinis, em 1278, com baluartes e torre de menagem, alterado na época da Restauração,



junto ao qual se levantam mais de 50 espigueiros, dos séculos XVIII e XIX, o maior aglomerado existente no país, e a barragem do Lindoso.



  Na Serra Amarela pode-se encontrar o coelho, a perdiz e o javali.

  Deixemos as espécies no seu habitat natural, já basta de as extinguirmos tal como o homem fez com o urso e cabra selvagem do Gerês.

  Barcelos será a próxima etapa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque não mudar de ares e conhecer a minha ilha? Tens sol, mar, montanha. Que mais podes querer? Uma abraço. Zeca Enviado por zeca em junho 12, 2005 04:27 PM