9.7.07

De Sul a Sul...



  Do céu água caía e perspectivas de dias melhores não estavam previstas num horizonte recente.

  Desta vez a viagem seria directa, sem outras paragens que não fosse um ligeiro repouso em áreas de serviço.

  Cada vez mais se nota a diferença climática de ano para ano.

  O local de férias encontrava-se estranhamente deserto comparado a anos anteriores, pudera com o tempo que se fazia sentir só as gaivotas é que se afoitavam em voos para estas paragens, gaivotas e eu, bom, também não era o único que lá estava, haviam mais uns heróis que se calhar não puderam alterar as férias e lá tiveram que gramar o mau tempo.

  Lagos, continua a ser para mim uma cidade sempre a rever. Gosto de estar na marginal, vendo os barcos a sair e entrar na Marina, e quando os mastros dos barcos são altos eis que a ponte se abre para deixar os barcos passar. Foi de Lagos que partiu D. Sebastião para a derradeira viagem até Alcácer-Quibir.

  Hoje resta a lembrança da estátua de Cargaleiro, do Rei menino, nas Portas de Portugal.

  Buganvílias dão às ruas um colorido especial, e uma visita às Igrejas com as suas belas talhas, assim como o nicho dedicado a S. Gonçalo, padroeiro de Lagos no Arco com o mesmo nome, é de visita obrigatória.


  Em Alvor, os barcos encontravam-se serenos na sua Ria enquanto o tempo continuava cinzento. Três dias de praia em duas semanas e, por duas vezes, a praia foi interrompida devido ao tempo agreste.


  Portimão para visitar e comer os gelados de sabor na gelataria «Coromoto» junto ao Mercado Municipal.

  Ver «O Mundo de Areia» em Algoz/Pêra é um espectáculo. Este ano está simplesmente fantástico e pode-se ir de tarde e à noite com tudo iluminado com o mesmo bilhete. A não perder.

  Uma subida até ao Pico da Picota, em Monchique, a 774 metros. Subir aquilo de carro é uma aventura, estrada estreita quase não permite o cruzar com outro carro e se de um lado é encosta do outro é precipício. Há alturas que os nossos carros se transformam em burros e desta vez tive essa sensação. Mas o Pico foi vencido.


  No regresso uma ida até Marmelete. Casas brancas, pomares, hortenses, medronheiros e a Igreja fazem o encanto de Marmelete. Uma sandes de presunto comido num café no caminho foi quase um jantar.


  Quarteira para uma visita de saudade pois foi para lá a minha primeira ida para os Algarves. Uma ida até às ruas e casa onde estive há muitos anos atrás e fora um ou outro pormenor está tudo na mesma excepto a Marginal que sofreu alterações profundas.

  Alcoutim. Foi uma agradável surpresa. O castelo, as casas, as laranjeiras, o rio Guadiana (obrigado Bitu) com Espanha à vista. No cais uma lápide, dedicada aos contrabandistas, onde está uma quadra cantada por esse cantor que é o Che Guevara da canção, Zeca Afonso no seu «Canta Camarada Canta».

Viva a malta, trema a terra
Daqui ninguém arredou
Quem há-de tremer na Guerra
Sendo homem como eu sou



  Uma visita até à Foz do Odeleite, viagem longa mas que não vale a pena, A vista linda é do local onde tirei a foto abaixo. Mais uma vez o carro foi burro mas valeu a pena.


  O passo seguinte foi passar a ponte e ir até Ayamonte. Líndissima, com bancos de jardim com motivos em azulejo e espanholas tagarelas até mais não, e ainda falámos nós das portuguesas.


  E assim se passaram os dias. De regresso, uma última olhada para a Ria e esperar que na próxima o tempo ajude.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tem nada que agradecer...agora sim, vim deliciar-me com estas passagens pelo sul, refrescar-me no Guadiana....com Espanha do outro lado...eheheh jinho grande amigo....Parabéns pela beleza deste e de todos os outros blogs Enviado por bitu em julho 16, 2007 10:55 PM

Não tem nada que agradecer...agora sim, vim deliciar-me com estas passagens pelo sul, refrescar-me no Guadiana....com Espanha do outro lado...eheheh jinho grande amigo....Parabéns pela beleza deste e de todos os outros blogs Enviado por bitu em julho 16, 2007 10:55 PM

Marius!! Adorei viajar mais uma vez pelo Algarve!! Obrigada à Bitu e a ti também por me darem uma perspectiva tão linda do Sul de Portugal!! Em 1998 fiz um trajecto de toda costa algarvia!! Beijinhos para os dois Enviado por Nicha em julho 27, 2007 01:27 AM

Olá Marius, que belo passeio, tenho que confessar que conheço muito mal o Alentejo e Algarve mas com estas belas fotos aguçaste-me o apetite. Não sabia que as espanholas se davam assim tanto à tagarelice :). Mais uma vez tenho que te dar os parabéns pelos excelentes blogues, que muita gente deveria visitar, porque só teriam a ganhar. Abraços. Enviado por João em agosto 3, 2007 06:50 PM

Garoto, que belo passeio me proporcionaste. Mesmo do outro lado do atlântico, viajei neste teu blog para lugares nunca antes imaginado. Grato por esta oportunidade. Enviado por Gilinho em agosto 16, 2007 12:34 AM