7.12.18

Famões - Moinho da Laureana

Nem todos os caminhos são para todos os caminhantes."

Goethe

Em demanda por terras de “Ide vê-las” (Odivelas)

Famões - Moinho da Laureana

Morador desde 1979 em Famões, conheci este moinho situado no outeiro Gertrudes da Velha (edificado no segundo quartel do séc. XVIII), ainda ele era uma ruína. Tinha cumprido a sua função e há muito que estava ao abandono. Tive o cuidado de, na altura, o ver por dentro e aquilo era só lixo e parte da sua estrutura estava derrubada.

Curiosamente a sua recuperação e o ser hoje ex-libris de Famões (elevada a vila em 2001), deve-se às eleições para a Junta de Freguesia. Um determinado partido mandou recuperar o moinho, alindou a zona, tornou o espaço num lugar aprazível e de lazer e... perdeu as eleições.

Inicialmente estava pensado para ser um local de turismo rural, mas a vida dá voltas que as varas do moinho já não dão, e hoje é um núcleo museológico.

Quem passa por Famões e dá a volta à rotunda para a Pontinha ou Odivelas, pouco lhe diz este moinho. A vida stressante não se compadece com uma paragem e um ver com olhos de ver, esta maravilha, mas ele, o moinho, está lá para quem caminha e queira ver, porque não basta só caminhar.

Sem comentários: